terça-feira, 11 de maio de 2010

Uma bobagem pensada – 30 anos

No alvorecer da década de oitenta, um movimento-artístico-teatral tomou de assalto os palcos do eixo Rio /São Paulo, firmando-se como um dos últimos da cena contemporânea brasileira a ter uma grande expressão.
Amado e odiado na mesma proporção, o Besteirol – terminologia imortalizada numa critica teatral ao espetáculo as 1001 Encarnações de Pompeu Loredo, de Mauro Rasi e Vicente Pereira-detém um séqüito de detratores e entusiastas.
Recheado de referências que vão da comédia popular ao Teatro de Revista com seus números de cortinas e comperes, do Teatro Épico- que teve sua fonte nos números de Cabaré de Karl Valentin- às Chanchadas da Atlântida; uma coisa é certa, raso e superficial os espetáculos desta natureza jamais foram.
Paródias, paráfrases, estilizações, metáforas, intertextualidade, metalinguagem, distanciamento, critica mordaz aos costumes, antropofagia dos conceitos pequenos burgueses, tudo isto se justapõe de maneira bem humorada, irreverente e sarcástica.
Este movimento é comparado a outros importantes da década de 80, em outros países, como por exemplo A Ridiculous Theatrical Company, nos Estados Unidos, que trouxe a cena a obra dramaturgica de Charles Ludlam (O Mistério de Irmã Vap), e a Movida Madrileña, na Espanha, que revelou nomes como Pedro Almodóvar.
Diversos atores e autores vieram renovar a cena neste período, a saber: Miguel Falabella, Vicente Pereira, Mauro Rasi, Hamilton Vaz Pereira, Maria Lucia Dahl, Guilherme Karam, Duse Nacaratti, Ricardo Almeida, Miguel Magno, Diogo Vilela, Louise Cardoso dentre outros.
E espetáculos que ficaram nos anais da historia como: Sereias da Zona Sul, Doce Deleite, Camila Backer Lives in Concert, Pedra – A Tragédia, Classificados Desclassificados e Quem tem Medo de Itália Fausta, este último, considerado o epíteto do Teatro Besteirol.
Neste ano de 2010, onde se comemora 30 anos do surgimento deste movimento, apresentamos o espetáculo O Que Terá Acontecido A Rosemary – Ou – Tudo sobre Ela!

Eu só fui ver na prática, no teatro brasileiro, as idéias
pregadas por Brecht nas peças do Besteirol. A idéia
do rompimento da Quarta Parede, o humor que Brecht
tinha(...) eu só ví na pratica nas peças dos autores do besteirol
Amir Haddad

Inevitavelmente o besteirol foi a gloria de um momento;
Ilusoriamente fácil de imitar (...) o original nos dá, hoje
em dia, alguns dos principais nomes da dramaturgia
brasileira – o que não é pouco

Bárbara Heliodora

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